Espanha vai facilitar entrada de brasileiros

  • Espanha promete medidas para facilitar entrada de brasileiros no país
  • O rei chegou a mencionar ‘medidas efetivas’ para pôr fim à tensão diplomática

BAND ESP1Depois de um dia inteiro de reuniões em Madri e em meio à visita do rei espanhol Juan Carlos I a presidente Dilma Rousseff, em Brasília, um acordo foi feito entre os dois países e novas medidas podem ser anunciadas nesta terça-feira para facilitar a entrada dos brasileiros no país europeu. O rei chegou a mencionar “medidas efetivas” para pôr fim à tensão diplomática.

Uma das mudanças que poderão entrar em vigor é a possibilidade de um diplomata da embaixada em Madri ter passe livre para visitar o aeroporto quando chegam os principais voos com brasileiros para verificar se há algum problema. Em uma visita feita nesta segunda-feira, 4, pelo grupo de diplomatas brasileiros que estava na Espanha negociando as mudanças ao aeroporto de Barajas, onde fica a maior parte dos barrados brasileiros, verificou-se por exemplo, que é muito difícil a comunicação com a embaixada. Os celulares são confiscados e o turista precisa pagar cinco euros para fazer uma ligação, mesmo quando o número dá ocupado ou a chamada não completa.

Há outros pontos que o Brasil exigiu negociar, mas apenas hoje se deverá confirmar o que de fato será posto em prática. Entre as principais exigências brasileiras estavam uma linha direta com o governo da Espanha para tentar reverter decisões consideradas injustas na imigração e um relaxamento na exigência da chamada carta-convite, especialmente para aqueles que estão apenas de passagem e não vão ficar na Espanha. Hoje, as autoridades espanholas não aceitam nem mesmo os modelos de outros países, como a Alemanha, por serem mais simples. O modelo espanhol é tão complicado que exige uma “prova de amizade ou parentesco” com a pessoa que vai receber o viajante – uma foto juntos, por exemplo.

As informações do Itamaraty são de que a reunião foi satisfatória para os dois países. Não há, no entanto, detalhes sobre o que a Espanha cedeu.

O tema foi um dos assuntos tratados no encontro desta segunda-feira entre o rei espanhol e a presidente Dilma. Em seu discurso durante o brinde no Itamaraty, Juan Carlos deixou claro que esperava para breve o anúncio de medidas para facilitar a entrada de brasileiros. “Sabemos que foram colocados alguns problemas nos últimos anos, mas as autoridades competentes espanholas estão estabelecendo medidas efetivas que agilizarão os trâmites para facilitar a entrada de cidadãos brasileiros em uma cooperação construtiva entre os dois governos”, afirmou o rei. A presidente apenas citou de passagem em seu discurso os problemas dos brasileiros, afirmando que estavam sendo resolvidos. […] [Lisandra Paraguassu/economia.estadao.com.br/noticias/economia,espanha-promete-medidas-para-facilitar-entrada-de-brasileiros-no-pais]

Leave a Comment

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

*