“Rio volta a ser triste. Capa de terror sobre as favelas”, diz manchete de Avvenire
- Os favelados compreendem 1,7 milhão de pessoas no Rio
- Os homicídios cresceram 20%
Em reportagem especial e de capa desta sexta-feira (3) no jornal católico italiano Avvenire, o Rio de Janeiro figurou com a foto principal ao abordar a grande crise na cidade. “Rio volta a ser triste. Capa de terror sobre as favelas” (Rio violenta: la grande crisi uccide la tregua nelle favelas – AVVENIRE) unciava a manchete da correspondente Lucia Capuzzi.
A reportagem repropõe a triste realidade do recrutamento de crianças e adolescentes ao narcotráfico, que seguem uma “hierarquia criminal” na favela do Complexo de Maré (bairro), norte do Rio, que tem 150 mil habitantes e 17 comunidades: os pequenos vão mudando de função à medida que crescem. Segundo a matéria, à diferença das máfias do México e da Colômbia, os traficantes cariocas não exportam para os EUA e para a Europa: o comércio deles se limita ao mercado interno, aos turistas e moradores de Copacabana e Ipanema que frequentam as favelas para consumo particular.
[…] [Fuente: “Rio volta a ser triste. Capa de terror sobre as favelas”, diz manchete …]
“Complexo da Maré, 140 mil habitantes, um conjunto de favelas onde já ocorreram 18 mortes violentas desde o início do ano.” […] [Fuentre: Combates no Rio de Janeiro – Brasileiros contra estrangeiros em uma guerra de extermínio…]
“Segundo a Anistia Internacional, o número de mortos ligados às operações da polícia no Rio de Janeiro saltou de 416, em 2013, para 920, em 2016.” (AFP) […] [Fuente: Favela se mobiliza contra violência no Rio de Janeiro | PORRTAL DE ANGOLA]
- Los asesinatos en Río subieron un 23% del tercer trimestre del 2016 al cuarto. Y han ido aumentando desde entonces hasta más de 40 por semana.
- Los muertos a manos de la policía han subido más del 50% desde el final de los Juegos acercándose al millar.
- El número de heridos por tiros en Ciudad de Dios ha subido un 95% en lo que va de año.
- Crecen los temores de que la violencia vuelva a los niveles atroces de primeros de siglo cuando Fernando Meirelles horrorizó al mundo con su película de niños pistoleros y policías traficantes, “Cidade de Deus”.
- “Yo hace 25 años que trabajo de noche en Río y jamás había sentido el miedo que tengo ahora; los delincuentes ponen barricadas en las calles para los asaltos; hace falta la pena de muerte”, explicaba un taxista.
- En la Laguna, donde se celebraron los eventos acuáticos de la Olimpiada, se han colgado 97 crespones negros para homenajear a los 97 policías muertos en lo que va de año, uno cada dos días.
- Ivan da Silva Martins, uno de los actores jóvenes en la película de Meirelles, se entregó tras ser acusado de haber matado a un policía en otra favela, Vidigal.
- “O Rio tem dois problemas graves. A presença de armas de guerra nas mãos de criminosos e a corrupção dos agentes públicos”
[…] [Fuente: LA VANGUARDIA]
- SIC Notícias | Violência volta às favelas do Rio de Janeiro
- Violência volta às favelas do Rio de Janeiro – MSN.com
- Levem a Maré de violência de volta pra favela | GGN
- Manifestação em Copacabana pede o fim da violência em favelas do …
- Mães de favelas protestam contra violência na Praia de Copacabana …
- Violência volta a amedrontar favelas no Rio – Diário do Grande ABC …
- Violência volta ao Rio após Pan, polícia acha 7 mortos em favela …
- “Violência urbana”, segurança pública e favelas – o caso do … – SciELO
- Violência volta às favelas do Rio de Janeiro
- Rio tem 15 guerras de quadrilhas rivais em 21 bairros da cidade a …
- Guerra de Facções: O Comando Vermelho, do presídio em uma ilha …
- Afinal, o Rio de Janeiro está ou não em guerra? | Brasil | EL PAÍS …
- Guerra entre facções provoca intenso tiroteio na Cidade Alta – Rio …
- Tiroteio Cidade de Deus
- Traficantes comemoram chegada de fuzis e metralhadoras no Complexo da Maré
- STJ rejeita HC para impedir operações da PM em favelas do Rio de …
- Videos – danielmarenco | photographer