Ocupação da Mangueira fecha cinturão em torno do Maracanã

Maré é desafio

A ocupação da Mangueira , realizada no domingo por cerca de 750 policiais civis e militares, com o apoio das Forças Armadas, abre espaço para o fechamento do cinturão de segurança em torno do palco principal da Copa do Mundo de 2014: o Maracanã. O mapa da cidade, no entanto, ainda traz pontos vulneráveis no caminho dos grandes eventos esportivos que se aproximam do Rio. Para a Copa, o Complexo da Maré é o último grande obstáculo: ocupado por traficantes, margeia a Linha Vermelha, principal ligação com o Aeroporto Tom Jobim.

mangueira_cmoraes

Para as Olímpíadas de 2016, há desafios pendentes como a Rocinha e o Vidigal, no meio do caminho entre a Zona Sul e a Barra, regiões que abrigarão provas dos Jogos.

Rio_de_Janeiro_bid_map_for_the_2016_Summer_Olympics_with_names

As equipes começaram a chegar à Mangueira por volta das 6h. Embora tenham sido ouvidos disparos no dia anterior, a entrada na favela foi tranquila. Nenhum tiro foi disparado. Em vários acessos ao morro, os moradores estenderam panos brancos com a palavra paz. A operação foi o primeiro passo para a instalação da 18 Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no Rio. Com isso, o estado consegue cercar a Grande Tijuca: além da ocupação de domingo, foram retomadas os morros do Turano, Salgueiro, Formiga, Andaraí, Borel, Macacos e São João.

rio1

Rotina normal no Buraco Quente

Os agentes contaram com o apoio de quatro helicópteros e outros sete blindados terrestres, seis da Marinha. No início da operação, de manhã, as ruas estavam desertas e o comércio ficou fechado. À tarde, a rotina já parecia a de um domingo qualquer. Bares de localidades como Buraco Quente e Chalé estavam cheios. Porém, os moradores, ao comentar a retomada da favela, preferiam não se identificar.

 MHG_rio_blindado

– Espero que a vida melhore. Ninguém gosta de viver na violência. Mas prefiro aguardar a saída de vocês (imprensa) para dar uma opinião – afirmou uma moradora do Chalé.

No Buraco Quente, alheio à movimentação da tropa, um grupo de quatro amigos jogava dominó.

– A gente sempre se reúne aos domingos. Não vejo razão para não fazer isso hoje (ontem). Agora, se a UPP vai ser boa? Tomara que sim, mas é cedo para fazer previsão – disse um integrante da roda.

Sem revelar qual será a próxima comunidade a ser beneficiada por uma UPP, o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, disse que ainda há muito a ser feito.

– Ninguém está dando o jogo como ganho – afirmou, acrescentando que há informações sobre os bandidos que fugiram: – A polícia trabalha e, no momento oportuno, age. […] [oglobo.globo.com]

Veja imagens da operação na comunidade

Especial mostra os motivos que levaram a Mangueira a se tornar uma favela mítica

Camisinhas de quase 200 anos são achadas na Espanha

No Rio: veja fotos da ocupação da Mangueira

Polícia Civil prende prefeito por abuso sexual de crianças

Helicópteros e blindados ocupam Mangueira

 

panoramio.com

Relação de Morros e Favelas

Redada de la policía en una favela cercana a Maracaná – MARCA.com

BBC Mundo – Últimas Noticias – Brasil: policía realiza redada en …

Realiza Policia redada en favela cerca del Maracana – Grupo SIPSE …

Informativos Telecinco.com – Brasil.- Unos 750 policías irrumpen …

La Crónica de Hoy | Ocupan 800 agentes Mangueira, populosa …

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*